Cooktop à Gás – GN ou GLP. Qual Escolher?

GN-ou-GLP-Fogao-CooktopFique atento! Antes de comprar um cooktop à gás é preciso prestar atenção ao tipo de gás que será utilizado.

Atualmente existem dois principais tipos de gás combustíveis acessíveis aos consumidores residenciais brasileiros, que são eles o GN (gás natural) e o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

O GLP, também chamado de gás de cozinha, normalmente é fornecido em botijões de gás e cilindros. Em sua forma pura ele não possui cheiro, por isso é adicionado a ele uma substância chamada Mercaptan, que dá o cheiro característico de gás. Este gás é composto por propano e butano, mais pesados que o ar, possui a tendência de se acumular em caso de vazamento.

O GN normalmente é fornecido por uma rede de distribuição encanada. Se em seu prédio o gás utilizado vem de uma rede de distribuição é importante confirmar o tipo de gás que é fornecido, muitas vezes o síndico é capaz de responder esta questão. Este gás é composto basicamente por metano, mais leve do que o ar e que normalmente se dissipa com mais facilidade quando há vazamento.

É importante saber que os modelos de cooktop feitos para GN não são compatíveis aos modelos GLP, caso seja feita uma compra errada será preciso fazer a substituição do equipamento ou a sua conversão, usualmente paga pelo próprio cliente.

O que acontece caso seja utilizado o cooktop para o tipo errado de gás?

Quando se utiliza o cooktop para o tipo errado de gás as chamas ficam com um tamanho alterado e podem apresentar uma cor amarelada. Devido a desproporção do tamanho das chamas isso pode deixar as panelas pretas.

Independente da sua compra, lembre-se que é necessário fazer o aterramento elétrico do seu equipamento.